sábado, 30 de outubro de 2010

Faxina

Minha faxineira adora quando minha cabeça está bagunçada. Minhas estantes começam a ficar arrumadinhas. Uma maneira de arrumar o interior é começando pelo exterior. Casa arrumada, cabeça pensa melhor.

O melhor horário...

...para eu escrever aqui é depois do almoço caseiro. Primeiro, porque sempre tenho uma preguiça terrível depois de comer, e não consigo fazer nada a não ser olhar em várias direções procurando distração, ou a cama para dormir um pouco. Depois, começar a trabalhar logo depois de comer, ninguém merece, e terceiro, não há restaurante que dê essa sensação de bem estar em mim, e gosto de aproveitar esses momentos para apreciar o que comi.
Ontem tive que vir para casa, no final das aulas da manhã, e aproveitei para fazer yakissoba para nós três, André, João e eu. Para quem não se lembra, André é meu filho mais novo e o João é o filho do coração, que mora aqui conosco. O prato ficou muito bom e houve várias repetições. Usei frango na laranja para fazer o prato e o resultado foi fantástico, recomendo.
Hoje fiz salada de chicória e omelete com tomate, cebola e gengibre. Poderia ter dado mais força ao sabor com algum outro tempero, mas achei desnecessário. Depois, a fome era tanta...eu tinha pressa, os temperos acabaram ficando para a próxima.
Agora é hora do soninho, afinal, hoje é sábado, e até as professoras descansam um pouco. Beijos!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sobre o "rodeio de gordas" e outros crimes

Querid@s, fico desconcertada ao ver tamanha falta de senso, educação básica de princípios morais e éticos de uma parcela dos seres humanos. Aos meus 54 anos, depois de ter visto e vivido tanta coisa, ainda me chocam, ainda me transtornam atitudes como a que li nos jornais sobre uma "brincadeira" feita por alunos da Unesp de Araraquara, SP, um tal"rodeio de gordas". A brincadeira consistia em ter alunos perseguindo e "montando" sobre as alunas obesas da universidade, com prêmio para o que ficasse mais tempo sobre a guria.
Bem, esse tipo de "brincadeira", comparável à de queimar um índio por "brincadeira" entre amigos, ou roubar a bolsa da prostituta no ponto de ônibus, arrastando-a e ferindo-a, ou mesmo "brincadeiras" de jogar alunos bêbados ou que não sabem nadar numa piscina, matando-os afogados, é inadmissível entre pessoas civilizadas.
O que fazer com uma sociedade que discrimina as pessoas dessa forma, achando que essas atitudes são "brincadeiras"? O que pensar, como agir, como educadora que sou, para que meus alunos e alunas compreendam a dimensão dessa covardia, dessa falta de civilidade e de respeito pel@ outr@?
Esse desrespeito é um crime, crime punível com processo, cadeia, expulsão da universidade. Se não há freio para esse tipo de atitude, se todos podemos fazer o que nos dá na telha, então como conseguiremos viver em paz? Como viver em paz conosco mesmos e com os outros, se estaremos sempre sendo vítimas de perseguições, de preconceitos, de agressões por nosso aspecto físico, nossa cor, nossa vivência sexual, nosso sexo?
Não consigo nem ter muitas palavras para descrever o que estou sentindo neste momento. Espero que essas atitudes sejam consideradas seriamente, como crimes contra a pessoa que são. Espero que todos e todas se solidarizem com os agredidos e agredidas e não deixem de protestar. Não se pode, impunemente, passar por cima de princípios básicos da vida em sociedade, passar por cima dos direitos constitucionais de liberdade e igualdade, passar por cima da ética, da moral e do respeito humano. Estamos cada vez mais selvagens, no mau sentido da expressão. Acho que animais selvagens nos dão uma lição de civilidade e respeito.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ainda as eleições 2010

E para que seja de conhecimento de todas e todos, eu vou votar na D.Dilma Roussef.

Nós e as eleições

Hoje recebi aquele famoso e-mail comparando os currículos de Dilma Roussef e José Serra, com a tal foto do charuto e tudo o mais. Não aguentei e pedi à amiga que me passou esse e-mail o seguinte:
"Querida, não repasse este e-mail. É xenofóbico, sexista, classista, e cheio de erros. Além disso, é evidente a montagem na foto do charuto. Prestem atenção, montagem grosseira ainda por cima. Che Guevara é considerado valente, herói, com seu charutãoi e cara de mau. A Dilma Roussef é considerada ...o que mesmo?
Além disso, ser comunista foi um problema durante a guerra fria, no macartismo ferrado e criminoso dos anos 50 nos EUA, e aqui durante os anos de ditadura militar. Hoje em dia, é uma grande bobagem qualquer pessoa se referir a "comunistas" dessa forma. Não acredito que a TFP ainda tenha a desfaçatez de achar que comunista come criancinha. Ser guerrilheira até é símbolo de valentia, frente às atrocidades cometidas pelo governo militar (perguntem às famílias dos exilados, presos políticos, torturados e assassinados pelo DOI CODI, Operação Bandeirantes etc). Quanto a ser rica, muitos e muitas de vocês também o são, e nem por isso acho que são piores que os/as que são pobres.
O currículo do Serra é falso, só como informação, há mil provas a esse respeito que também circulam da mesma maneira leviana pela internet.
Beijos, leitura crítica é necessária, muito necessária nos dias de hoje.
Saudade,
Bau"

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As noturnas são as melhores

Há tempos deixei meu bloguezinho sem atualização, por pura falta de tempo e excesso de festas. Aniversários muitos nos meses de setembro, outubro e novembro, fruto dos excessos das férias de antigamente. Será que hoje em dia também nascem tantos bebês nessa época como antes? Sempre tive essa curiosidade.
Bem, deixei esta postagem em suspenso e volto hoje. Estou um poço de emoções, e isso, se não é de todo bom, tampouco é de todo mau. Só fico mais impaciente com gente que se acha, e fico mais impaciente com minha forma tola de agir com gente que se acha. Pode dar problemas. Não sei se vocês também são assim, mas parece que de vez em quando eu busco confusão. Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos. Ninguém vai viver melhor ou pior por causa do que eu disse, afinal, ainda estou para conhecer a santa que não tenha atolado o pé na jaca várias vezes na vida. Estou esperando a primeira pedrada. hsuahsuahusashuhaus

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Noturnas

Te sonhei pertinho. Esse sonho perto me fez engasgar. Não via sua sombra, e gente sem sombra é sinal de fantasma, e ih, fantasmas...não são bom sinal! Que encrenca. Então saí como Sininho e Wendy a procurar a sombra para poder costurar na sua figura. As gavetas da cômoda estavam tão arrumadinhas, mas tirei tudo, revirei tudo, depois o armário, depois as caixinhas de bijuterias, depois o cesto de roupas sujas, o cesto de roupas para passar, depois sob o travesseiro. Minha mão tocou em algo áspero e fugidio, apressei-me a agarrá-lo. Era ela. Ali estava, a fujona. Fujona e intrusa, fugiu de sua criatura e intrometeu-se em meu sonho. Agarrei-a com força e a costurei à figura. Hehe, ela se acomodou ali e pude voltar a dormir tranquila. Dei uns pontos bem dados, quero ver se escapa novamente. No way.

Tive uma ideia

...e logo em seguida me esqueci! Acreditam? Que coisa! Será que são ideias de mais ou de menos?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Hoje

Agora venta e chove em Floripa, e não posso dizer que seja ruim. A amoreira, a pitangueira e a jaboticabeira estão carregadas de frutos, as laranjeiras carregadas e flores e frutos também, só que estes estarão prontos para a colheita só em abril de 2011. As amoras estão ficando vermelhas, logo estarão boas, uma das pitagueiras já esgotou sua produção (comemos tudo!!!) e a outra está cheia de bebês! Mais um mês e teremos mais pitangas, e nem sei se são vermelhas ou roxas. É a primeira carga dessa árvore. Tenho o maior orgulho do meu pomarzinho, ainda baixinho, mas que daqui a alguns anos estará todo frondoso, cheinho de frutas saborosas. Eu reclamo da chuva, mas ela faz um bem enorme para meu pomar. Então me calo, e aprecio o que a natureza me dá.

Novos contos

Minhas novas personagens estão criadas. Tenho Júlia, a advogada, seu filho, nome ainda não divulgado, sua secretária, D. Beatriz, e Sara, o mistério. Essas pessoas farão parte do novo conto que estou elaborando. Estou participando de uma oficina de escritura e estou adorando cada momento. Tenho a ambição de publicar minhas histórias, seja em livro ou publicação digital, mas quero um dia poder compartilhar meus escritos com vocês. A trama vai se formando aos poucos em minha cabeça. Isso é tão bacana, vocês não podem imaginar como me alimenta.