domingo, 23 de agosto de 2009

Conversas com Lola


Lendo o blog de Lola, vi a descrição bárbara que faz do Dragão do Mar, em Fortaleza, e suas imediações. Tive a oportunidade de visitar o lugar, embora não tenha podido aproveitar as atividades culturais pelo pouco tempo. Mas a vantagem de ficar hospedada na mesma rua do "Dragão" me permitiu umas incursões por ali. O lugar é um reduto de casario antigo, restaurado e muito bonito, com restaurantes a preços convidativos e comidas maravilhosas. Eu, que sou uma glutona de carteirinha, a quem os dicionários costumam denominar uma gourmet/gourmand (no bom sentido....hehehehe), provei de tudo um pouco: a carne de sol, tenra e com leve sabor de manteiga, a macaxeira que desmancha na boca, a paçoca, o baião de dois; provei também a patinha de caranguejo, mas tenho uma crítica a fazer: os restaurantes costumam empanar as comidas com uma massa grossa de farinha que esconde o sabor da iguaria e estraga o prato. Já que se mata o bichinho, ao menos que se possa sentir o gosto. Desculpem-me os amigos e amigas vegetarianos. Aqui em Florianópolis também servem-se casquinhas de siri que são mais farinha que siri, tornando o prato pesado e sem graça.
Isis, uma nova amiga, companheira de concurso, me contou sobre um famoso chopp de vinho que só é servido ali perto do Dragão do Mar. Lá fomos nós para comprovar e realmente é uma delícia. No dia seguinte Cintia e eu fomos lá e tomamos mais alguns!! Mas me chocou demais o número grande de pessoas que me recomendaram cuidado em relação à violência na cidade e nas praias. Não sei se tenho cara de estrangeira, mas até na rua me avisavem que ficasse atenta, que não caminhasse - mesmo nas imediações do Dragão do Mar - que não caminhasse pela rua do comércio depois das 18h, que não fosse caminhar na orla antes das 8h e depois das 18h, enfim...mas vi muita gente caminhando, muitas famílias. Talvez seja minha aparência...mas me deu um desconforto me sentir tão vulnerável. Sei que há violência em todos os lugares, mas sempre me choco com isso. Fiquei chocada ao ler no jornal em Florianópolis sobre o assassinato, a tiros, de uma comerciante em Ponta das Canas. A família tinha vindo viver aqui para ter sossego e segurança...


Um comentário:

  1. Tanta coisa legal pra fazer! Uma pena ter pouco tempo, e mais pena ainda saber de tanta violência, né? Um lugar que deve ter passeios maravilhosos pra fazer, praias lindas para curtir, e essa preocupação assombrando tudo isso que deveria ser um relaxamento para as horas de folga.

    ResponderExcluir