domingo, 27 de junho de 2010

Sob a lua cheia de Florianópolis

Um dos espetáculos mais lindos que já vi foi a lua cheia brilhando na Lagoa da Conceição. Ao fundo se vêem as montanhas que dividem a ilha, que apontam para o norte. As luzes das casas e carros ainda não chegam a atrapalhar o espelho que se forma na água. Pena que a poluição e a ocupação indiscriminada do solo tendam a destruir essa beleza crua que Florianópolis ainda é, transformando este pequeno paraíso em terra num lugar sem alma, sem vegetação, sem peixes, sem graça. Adoro que as pessoas todas possam aproveitar, desfrutar dos prazeres de lugar tão belo, porém é necessário que se tenha cuidado com tudo, que se cuide do saneamento básico, que não se deixe depredar, que se protejam as áreas verdes, que se protejam os mananciais. Vi a destruição que se promoveu pela ganância imobiliária no Litoral Norte de São Paulo. Hoje em dia praias lindíssimas estão praticamente sem acesso, casas e pousadas tomaram toda a frente do mar, passa-se por um corredor asfaltado, onde uma ou outra praça dá acesso ao mar. Não existem estacionamentos, a situação do esgoto é trágica, e parece que ninguém se importa. Bares e restaurantes proliferam sem condições de higiene, e as casas e hotéis continuam saturando a rede sem o mínimo de preocupação por parte da prefeitura.
Florianópolis parece estar seguindo pelo caminho da especulação e do descaso. Entende-se que aqui o pedaço de terra vale uma pequena fortuna, com ou sem esgoto, com ou sem água. Como neste momento essas coisas não estão aparecendo muito, especula-se. Não falta muito para as misérias começarem a estourar. Algumas já estão aparecendo: a destruição na Praia da Armação e do Campeche, a ameaça à Lagoa do Peri, importantíssima para o abastecimento de água do sul da ilha. Aliás, são duas as ameaças ao Peri, uma é que o avanço do mar venha a contaminar a água doce, e a outra ameaça é a poluição em volta da Lagoa.
Amo passear pela Lagoa em noites de lua cheia, caminhar pela orla, ver o reflexo nas águas tranquilas. Muitas estrelas me acompanham nesses passeios. Gostaria de poder viver isso muito tempo ainda, e que meus filhos e meus netos também pudessem desfrutar desse prazer. É difícil visualizar futuro da forma como as coisas estão se encaminhando, mas vamos tentando fazer nossa parte, cuidando, limpando, conscientizando, evitando desperdícios, para que ao menos possamos recuperar um pouco daquilo que estragamos quando passamos pela vida.

2 comentários:

  1. Bonito texto, e com uma reflexão importante e apropriada, a respeito dos destinos das belezas naturais da ilha da magia! Aliás, a lua cheia estava mesmo linda aqui em Floripa, hehehe! Deixo abraços alados azuis!

    ResponderExcluir
  2. Analuka, seja sempre bem-vinda ao blog e obrigada por seu comentário! Sim, a lua estava mesmo muito linda! Outros abraços para você!

    ResponderExcluir