quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Meus anos de Floripa

Minha primeira visita a Florianópolis foi no final dos anos 1960, quando ainda se entrava na cidade pela ponte Hercílio Luz, e se chegava na Lagoa da Conceição por estrada de terra, se a memória não me falha. Havia barquinhos que nos levavam a passear na Lagoa da Conceição, e uns restaurantes manés bem gostosos e aconchegantes, e nós comemos nada menos que a sequência de camarões, claro! A lembrança da cidade sempre ficou em mim dessa forma, a ponte e a Lagoa. Há nove anos, em 2003, vim participar de um seminário de publicações feministas que estava sendo organizado num hotel lá em Ponta das Canas. Conheci uma porção de pessoas bacanas, e no final do ano seguinte vim fazer seleção para o mestrado na UFSC - por uma coincidência, daquelas felizes coincidências da vida. Passei na seleção e no início de 2005 vim para Floripa. Fiquei algum tempo entre um pé aqui outro ali, não muito certa do meu futuro, mas no ano seguinte já tinha a certeza de que tinha encontrado o lugar onde queria realmente passar a viver. E aqui estou desde então, na minha casinha, com meus cachorrinhos, meu gato, meu filho mais novo, recebendo sempre a visita dos outros filhos, dos amigos de São Carlos, e da família. Aqui eu fiz uma nova casa, outros amigos, sempre somando, e estou bem feliz. De vez em quando tenho essas lembranças vindo à cabeça, o sufoco da mudança, as minhas cachorrinhas (Anita, que já está no céu dos cachorrinhos, e a Pizza, filha da Anita e do Dobby -Daschenhund da minha irmã- que ainda tá viva e latindo como nunca!) vindo com o caminhão da mudança, a primeira casa aqui, a casa de pedra da Sílvia no Campeche, depois a casa de madeira e alvenaria na Carvoeira, lá bem em cima do morro, com uma lindíssima vista que se abria na janela da cozinha, e por último a compra do terreno e a construção da casa no Campeche. Uma conquista, um prazer, um sufoco, e um sossego. Quando a gente pensa bem, o que são 8 anos em 56? bem pouco. Mas quando são bem aproveitados, é muito!!! E como foram bem aproveitados! E os que ainda estão por vir também serão, claaaaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário