quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Engarrafamentos na Ilha de Santa Catarina e as idéias de jerico dos governantes

Sempre tem gente com idéia de jerico - aliás, acho que os jericos são muito mais inteligentes que nós - para minimizar o problema do trânsito lento em Florianópolis. Agora vem um inglês dando a idéia de se cobrar pedágio para fazer com que as pessoas parem de usar seus carros. Uns dizem que o modelo tal funcionou perfeitamente bem na Suíça, outros dizem que o modelo x+y funcionou muito bem em Singapura, etecétera e tal. Meus caros, todos sabem, estão de cabelos brancos de saber que, para minimizar o problema será necessário, em primeiro lugar, melhorar - e muuuuuuuito - a qualidade do transporte público (ônibus decentes, mais confortáveis, com ar condicionado no verão, ao menos), aumentar não apenas o número de ônibus, mas também a rede, haver transporte em horários decentes para a população trabalhadora e a a preços decentes. Se tenho que desembolsar mais de R$12,00 por dia para ir e voltar de meu trabalho no continente, prefiro ir de carro. Não preciso me submeter aos horários ridículos e malucos e desencontrados dos poucos e desconfortáveis ônibus que fazem linha direta entre meu bairro (o ponto mais próximo fica a um quilômetro de minha casa, dos quais 500 metros ao menos é em estrada de chão e sem calçada) e a cidade, onde tenho que tomar outra condução desconfortável para meu trabalho. Esta é a solução para a melhoria do trânsito. Infelizmente nas férias, que são apenas poucos dias, as pessoas tem que ter paciência, pois o número de carros aumenta em quase 5 vezes, não há como manter uma estrutura viária para férias de no máximo 20 dias.
O que nossos políticos e seus "grandes lançadores de idéias" tem que ter em mente, antes de mais nada, é lembrar que ganhamos em reais, e não em dólares, euros ou libras, e que nosso sistema de transporte é de terceiro mundo, cobrando taxa de primeiro mundo. Não ao pedágio, não às taxas exorbitantes, não aos maus políticos e suas idéias mirabolantes para tirar mais dinheiro d@s trabalhador@s, sim ao bom transporte público, ao preço decente de passagens,ao respeito pelo público, às calçadas em bom estado, às ruas pavimentadas e à rede de esgoto e cuidados com as praias e as áreas preservadas. Não à especulação imobiliária desenfreada, não às construções irregulares, não à sujeira e à podridão das propinas.
Ah, esqueci de comentar...todos reclamam que os caminhões que entregam CERVEJA não conseguem chegar em tempo hábil no norte da Ilha ou outros lugares! Caramba, estamos numa ILHA! Que tal usar o transporte marítimo?

Um comentário: