quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sobre o "rodeio de gordas" e outros crimes

Querid@s, fico desconcertada ao ver tamanha falta de senso, educação básica de princípios morais e éticos de uma parcela dos seres humanos. Aos meus 54 anos, depois de ter visto e vivido tanta coisa, ainda me chocam, ainda me transtornam atitudes como a que li nos jornais sobre uma "brincadeira" feita por alunos da Unesp de Araraquara, SP, um tal"rodeio de gordas". A brincadeira consistia em ter alunos perseguindo e "montando" sobre as alunas obesas da universidade, com prêmio para o que ficasse mais tempo sobre a guria.
Bem, esse tipo de "brincadeira", comparável à de queimar um índio por "brincadeira" entre amigos, ou roubar a bolsa da prostituta no ponto de ônibus, arrastando-a e ferindo-a, ou mesmo "brincadeiras" de jogar alunos bêbados ou que não sabem nadar numa piscina, matando-os afogados, é inadmissível entre pessoas civilizadas.
O que fazer com uma sociedade que discrimina as pessoas dessa forma, achando que essas atitudes são "brincadeiras"? O que pensar, como agir, como educadora que sou, para que meus alunos e alunas compreendam a dimensão dessa covardia, dessa falta de civilidade e de respeito pel@ outr@?
Esse desrespeito é um crime, crime punível com processo, cadeia, expulsão da universidade. Se não há freio para esse tipo de atitude, se todos podemos fazer o que nos dá na telha, então como conseguiremos viver em paz? Como viver em paz conosco mesmos e com os outros, se estaremos sempre sendo vítimas de perseguições, de preconceitos, de agressões por nosso aspecto físico, nossa cor, nossa vivência sexual, nosso sexo?
Não consigo nem ter muitas palavras para descrever o que estou sentindo neste momento. Espero que essas atitudes sejam consideradas seriamente, como crimes contra a pessoa que são. Espero que todos e todas se solidarizem com os agredidos e agredidas e não deixem de protestar. Não se pode, impunemente, passar por cima de princípios básicos da vida em sociedade, passar por cima dos direitos constitucionais de liberdade e igualdade, passar por cima da ética, da moral e do respeito humano. Estamos cada vez mais selvagens, no mau sentido da expressão. Acho que animais selvagens nos dão uma lição de civilidade e respeito.

Um comentário:

  1. Caros, uma amiga querida me alertou para o fato do fato ter se passado durante a InterUnesp EM Araraquara, mas não envolve alunos DE Araraquara, mas de outras unidades. Então deixo aqui minhas desculpas aos alunos de Araraquara pelo erro no momento de me expressar.

    ResponderExcluir