sábado, 3 de outubro de 2009

Almoço aos sábados

Os almoços aos sábados estão se transformando numa grande fonte de prazer para mim. Primeiro porque estou dando aulas aos sábados pela manhã, e ao sair, ao meio dia, estou varada de fome. Segundo, porque no trajeto do continente para a ilha eu venho caraminholando o que cozinhar, já que passo bem em frente ao mercadão, onde posso comprar as coisas mais deliciosas que um ser humano tenha notícia: tainha, anchova, salmão, cação mangona, camarões de todos os tamanhos, linguado, carne de siri, mariscos, e maravilhosas ostras. Também posso comprar alface, rúcula,tomates, pimentões de todas as cores, limão, cebola, alho, coentro, salsa e cebolinha e temperos diversos, para todos os gostos. Também há nozes, amêndoas, castanhas, além de azeites, açafrão da terra e açafrão italiano etc etc etc. Hoje eu passei por ali, mas estava meio dura, então fui direto ao sacolão, perto de casa, que também é maravilhoso. Um amigo meu contou que sua irmã, que é enfermeira, lhe disse que os pacientes que sofrem de hemorróidas fazem banho de assento em repolho roxo, que é um super cicatrizante...Comprei repolho roxo...eu não tenho homorróidas, mas tenho gastrite e esofagite, então pensei, se cura hemorróidas, deve curar gastrite, mas claro que não me sentei sobre o repolho roxo, cortei bem fininho para minha salada. Decidi não cozinhá-lo, pois, além de preferir salada de repolho, ninguém merece o afterwards de um repolho cozido. Afe! Bem, aproveitei e passei no supermercado em frente, onde lindas bistecas suínas me olharam...a R$6,00 o quilo. Daí que trouxe um quilo. Também comprei cerveja Antártica, ao preço de R$0,99 por latinha, achei uma pechincha, trouxe 4. Tomei uma enquanto preparava minha comida: fiz feijão preto (que cozinho na pressão só com uma folha de louro e depois de cozido adiciono uns dentes de alho e sal...adoro!), fiz arroz (esquento a água, frito levemente uns dentes de alho no azeite de oliva, coloco o arroz, misturo um pouco, ponho a água fervendo, o sal, e tampo a panela, deixando em fogo baixo - garanto o resultado delicioso). Depois temperei duas bistecas com sal de alho e limão e fritei em minha frigideira de ferro. O almoço então foi arroz e feijão, com farinha de mandioca do mercado central de Fortaleza, bisteca suína e salada de repolho com alface. A tudo isso somaram-se duas pimentas malaguetas das pequenas, de chorar de bom. No final, o cafezinho de praxe. E ainda sobraram 3 cervejas para a noite....EEEBBBAAA. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário