domingo, 27 de setembro de 2009

A boa viagem das orientações


É a segunda vez que tenho o prazer de orientar alunas para seus trabalhos de conclusão de curso. A primeira experiência foi muito boa, com alunas que queriam discutir a literatura de Cassandra Rios no contexto da visibilidade lésbica. As orientandas fizeram um trabalho bastante interessante, que merece ser apreciado como projeto de mestrado. Um aspecto que considerei relevante neste trabalho é que não há relação entre o interesse delas pelo tema e suas vidas pessoais. Isso me deixa satisfeita, pois há sempre uma reivindicação por parte da crítica conservadora de que a crítica lésbica só é feita por lésbicas, a crítica gay só é feita por gays e assim por diante.
A segunda experiência está sendo muito marcante pelo mesmo motivo. Mas por razões pessoais de cada uma das três participantes do grupo e da própria orientadora, euzinha, muitas vezes as discussões teóricas levantadas acabam trazendo aspectos de repressão sexual e de gênero familiar e social sofridas, que nos levam a refletir não apenas sobre o alcance da pesquisa delas, como repensar nossas próprias práticas diárias passadas e presentes. Não vou contar ainda sobre o tema, pois teremos uma apresentação em grupos para trocar experiências, e aí as orientandas terão a oportunidade de expor suas idéias e compartilhar. Esperarei até então para contar no blog.

Hoje amanheceu nublado e chuvoso. Já fez calor, esfriou, choveu, caíram pequenos granizos, e agora está uma chuvinha fina, boa de dormir. Estou pensando em fazer um creme de ervilhas para o almoço, preguiça de sair de casa com esse tempo. Além disso, ainda estou terminando o trabalho de revisão, que me tomou muito mais tempo do que eu pensava. Adoro os trabalhos de revisão e tradução de textos, mas é difícil dar um prazo, às vezes a gente se engana...desta vez me enganei feio, estou levando um tempo enorme nos textos, e olha que não estou enrolando...só agora parei para escrever no meu bloguinho.
Depois dou a receita do creme de ervilhas...claro que se ficar bom!!! huahuahua

Nenhum comentário:

Postar um comentário