quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Preta Gil

Já há umas duas semanas estou me devendo este comentário. É que li uma entrevista de Preta Gil no site so Terra que dizia o seguinte: " A atriz e cantora garante que a sua fase polêmica
acabou. "Tudo que tinha para falar de indecente e imoral já falei. Não namoro
mulher há, sei lá, dez anos", contou."
A comparação, ou a proximidade de uma coisa e outra me pareceu bem infeliz.
Indecente, imoral e namorar mulher....isso me arrepiou os cabelos, só de pensar no tipo de reação que as pessoas podem ter ao ler esse tipo de comentário.
Depois, ainda vem a pérola:"Noiva do mergulhador Carlos Henrique Lima, Preta diz ainda que quer se casar com tudo a que tem direito."
Casar com tudo a que tem direito, como só os heterossexuais podem. Homossexuais não podem ter direitos de casal. Ou, para que tenham direitos de casal, passam por uma série de constrangimentos, começando pela diferente terminologia de casamento e união estável.
Bem, esta é uma crítica direta que faço ao discurso de Preta Gil e ao site do Terra.

Mais uma coisa: passando pelo Rio Tavares hoje, vi a chamada para a Caminhada da Diversidade no domingo. Sabe, fico possuída quando vejo chamadas para festas da "diversidade" coroadas com avisos como "use camisinha", "não transe sem camisinha". Quando se fazem raves, festas hetero (supostamente), ou outras festas consideradas heterossexuais as pessoas colocam esse aviso: "use camisinha"? Ou é só no carnaval? Bem, aqui fica uma crítica e uma sugestão, heterossexuais podem ser muito promíscuos, assim como qualquer ser humano. A sexualidade não pode ser negada, e a libido tampouco. Somos seres dotados de sexualidade, queremos fazer sexo - e fazemos, não importa de que forma. Assim, a sexualidade heteronormativa é uma falácia, uma mentira, as pessoas fazem sexo porque se sentem atraídas por outras, sejam do mesmo sexo ou não. Algumas até fazem sexo com animais. Então, colocar o peso da sexualidade sobre as diferenças binárias hetero/homo é uma grande mentira também. Avisos de "use camisinha" não são para estar unicamente em programações da diversidade. Teriam que estar obrigatoriamente em todas as programações onde haja mais de duas pessoas - ou uma pessoa e algum outro ente vivo.

3 comentários:

  1. Adorei o post. Muito bem colocado.
    Fala-se tanto em liberdade, em livre arbítrio, mas... liberdade de que? Ao falar em homo ou hetero sexualidade, não estamos falando de crimes, mas de sentimentos. Sentimentos de paixão, de amor, de afeto. Um amor hetero é maior que um amor homo? Eu acredito que não.

    ResponderExcluir
  2. Oi, cheguei aqui através do blog da Lola. Sobre o post, a Preta Gil é toda equivocada né? Eu nem acho q ela faz por mal, ela faz sem saber. É o tal do conceito velado. Ela fala merda mesmo. Por exemplo, qdo ela diz q nao tem problemas com a gordura dela, nossa, ta nitido que tem. Ela passa boa parte do tempo se jusitficando ou dizendo q não é tão gorda assim. Ela faz comentários rasos e só não vê quem é burro. Ela faz um show aqui no rio (não sei como, pq cantar não canta né?) q é praticamente lotado de gays. Dai fica la do palco grirando "poderosas, sublimes, lindas". Saca gay como show, piada, circo?? A imagem do gay sempre alegre? Sabe, não dá nem pra debater coisas ditas por alguém assim.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Haline, você tem razão, mas um indivíduo público como ela se manifestando desta maneira é mesmo de estarrecer, pois sempre imaginamos que uma pessoa que deve ter tido uma educação esmerada, os melhores colégios e exemplos dentro de seu próprio lar deveria ao menos refletir antes de emitir essas baboseiras. Abraços e seja bem vinda ao blog! Obrigada por seu comentário!

    ResponderExcluir